sexta-feira, 17 de abril de 2015

EMPADÃO EM VÁRIAS VERSÕES

Empadão de Palmito da Palmirinha

INGREDIENTES:
Recheio:
  • 03 colheres de azeite 
  • 01 cebola picadinha 
  • 01 tomate picado com ou sem semente 550 g de palmito picado
  • 200 g de ervilha
  • 180 g de requeijão
  • 01 colher de  farinha de trigo para dar a liga
  • Salsinha a gosto
Massa:
  • 02 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de margarina
  • 01 gema
  • 200 gramas de iogurte natural, ou creme de leite, conforme ao seu gosto
  • 01 colher rasa de sal
  • 01 gemas para pincelar
MODO DE FAZER:
Recheio:
Na panela coloque o azeite, e vai acrescentando; a cebola e apenas para dar uma leve muchada, tomate, palmito, ervilha, requeijão,  e mexa mas não deixe cozinhar muito para não perder seu sabor pois vai ser colocada na massa para ir ao forno.
Massa:
Numa tigela, coloque um pouco de farinha de trigo e vai acrescentando conforme ver a necessidade na massa, coloque na farinha de trigo a margarina, iogurte ou creme de leite a gema batida (com um pouquinho de água) e vai amassando suavemente a massa. Deixa a massa lisa e descanse a massa por meia hora.
Montagem:
Coloque a massa na assadeira de fundo falso , e forre a massa na assadeira sem ser untada pois a massa já contém margarina. Não precisa furar o fundo da massa com garfo. Acrescente o recheio tampe com a massa pincele ao seu gosto e leve ao forno 180° c por 30 minutos, depende do seu forno. Pode furar com um garfo para não estufar.

Empadão de Palmito Dukan
INGREDIENTES
Massa
  • 01 xícara de leite desnatado
  • 02 colheres de sopa de amido de milho
  • 03 colheres de sopa de PIS ou fibra de soja
  • 02 colheres de sopa de requeijão 0%
  • 02 ovo
  • 01 colher de sopa de fermento em pó
  • Sal
Recheio
  • 1 vidro de palmito
  • 1 tomate picado
  • 1/2 cebola picada
  • Tempero verde (salsinha, cebolinha)
  • 3 colheres de sopa de extrato de tomate light
  • 1/2 copo de água
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Sal
MODO DE FAZER:
Recheio
Em uma panela coloque o palmito, a cebola, o tomate e o tempero verde e deixe refogar. Acrescente o extrato de tomate e a água e deixe refogar mais um pouco. Dilui o amido de milho em um pouco de água e coloca deixando engrossar um pouco o recheio.
Massa
Coloque todos os ingredientes no liquidificador menos o fermento e bate bem. Acrescenta o fermento e bate mais um pouco só pra misturar.
Montagem
Em uma forma coloque metade da massa, depois o recheio e o retante da massa por cima. Leve pra assa em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Empadão de Frango da Rita Lobo

INGREDIENTES:
01 peito inteiro de frango com pele e osso
01 cenoura grande
01 talo de salsão com folhas
01 cebola grande ou 2 pequenas
03 folhas de louro
05 grãos de pimenta-do-reino
02 cravos-da-índia                        
03 xícaras (chá) de água
Recheio:
01 peito de frango cozido e desfiado
01 xícara (chá) de caldo do cozimento
01 cebola
03 dentes de alho
02 tomates
01 colher (sopa) de manteiga
01 colher (sopa) de farinha de trigo
01 gema de ovo (reserve a clara para a montagem)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Massa:
04 xícaras (chá) de farinha de trigo
01 colher (chá) de sal
01 colher (chá) de fermento em pó
200 g de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1cm
01 lata de creme de leite com soro
Montagem:
01 xícara (chá) de queijo gruyère ralado
01 clara de ovo
01 gema para pincelar (opcional)

MODO DE FAZER
Frango:
Lave bem e corte em três pedaços a cenoura e o salsão. Descasque e corte a cebola em quatro partes. Transfira os legumes para a panela de pressão, junte o frango, a água, as folhas de louro, os cravos-da-índia e os grãos de pimenta.
Tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e, quando a pressão terminar e todo o vapor sair, abra a panela com cuidado.
Retire o peito de frango e volte o caldo ao fogo médio, sem tampar a panela. Deixe reduzir mais um pouco, a cerca de uma xícara (chá).
Enquanto isso, retire e descarte a pele e o osso do frango. Desfie a carne com dois garfos. Se preferir, coloque os pedaços de frango numa batedeira e bata em velocidade baixa, até desfiar toda a carne.
Recheio:
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Tire a pele dos tomates (como são apenas dois, descasque com uma faquinha afiada), corte em metades, descarte as sementes e pique em cubos.
Em uma panela, leve a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até dourar. Junte o alho e mexa por mais um minuto.
Acrescente os tomates e cozinhe, sem parar de mexer, até formar uma pasta (não precisa ficar lisa).
Adicione o peito de frango desfiado, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Polvilhe com a farinha de trigo, misture e desligue o fogo. Regue com o caldo e misture bem.
Junte a gema e mexa vigorosamente. Volte a panela ao fogo médio e vá mexendo por cerca de um minuto até atingir uma consistência grossa - cuidado para não secar. Prove e, se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino.
Desligue o fogo e reserve.
Massa:
Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média). De preferência, deixe o creme de leite na geladeira com antecedência (na emergência, coloque no congelador por alguns minutos).
Em uma tigela grande, coloque a farinha com o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa, sem dissolver completamente a manteiga - quanto mais pedaços de manteiga espalhados pela massa, mais crocante ela fica.
Junte o creme de leite e amasse apenas para formar uma bolota.
Montagem:
Divida a massa em três partes. Reserve uma parte para fechar a torta.
Forme uma bola com dois terços da massa e transfira para uma superfície polvilhada com farinha. Com um rolo, abra a massa num formato arredondado até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma forma de torta de 24 centímetros de diâmetro.
Transfira a massa para a forma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo e desenrolar sobre a forma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da forma e retire as sobras de massa.
Com um garfo, faça furos no fundo da massa. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha o fundo da forma com feijões crus, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.
Retire a massa de torta do forno e, com cuidado, retire o papel-manteiga com os feijões.
Polvilhe o fundo da torta com metade do queijo ralado, cubra com o recheio de frango e polvilhe novamente com o restante do queijo.
Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. No centro da torta, com uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair.
Se desejar uma aparência mais brilhante, pincele a massa com uma gema de ovo batida com 1 colher (chá) de água. Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva quente, mas também fica ótima fria.


Nenhum comentário: