quinta-feira, 10 de abril de 2014

Estamos em tempos de Copa do Mundo de Futebol
Estaremos postando a história da gastronomia de cada país participante e sugestões.

Iniciaremos com os últimos Campeões

ESPANHA campeã de 2010
Começará com o atual Campeão : Espanha
Tal como ocorre na maior parte dos países, a culinária da Espanha varia bastante de umas regiões a outras; no entanto, existem algumas características comuns, entre as quais se pode destacar:
Dentre a enorme variedade de receitas que compõem a cozinha espanhola, algumas podem considerar-se comuns a todo ou quase todo o território, embora algumas tenham uma origem conhecida e continuam a ser associadas a determinados lugares. Podem citar-se como exemplos a tortilla de patata (omelete de batata), o ghazpacho (uma sopa fria de vegetais), apaella (originária deValência  embora existam muitas variantes de uma região a outra), os pistos (uma espécie de ratatoulle),  os embutidos (jamóm serrano, chorizo, morcilla) ou os quesos.
Abundam os pratos à base de grãos (garbanzos lentejas judias ), os cocidos e os potajes sopas de grãos e verduras), embora com variações regionais importantes, sem esquecer opão, que tem numerosas formas de fabricar-se, com variedades muito distintas em cada região.
Talvez onde mais coincidem as distintas regiões seja nasssobremesas e doces: o flan, as natillas, o arroz con leche (arroz doce), as torrijas, as magdalenas e os churros são alguns dos mais representativos.

Galiza


Polvo à galega
A cozinha Galega baseia-se na qualidade dos seus produtos frescos. As especialidades mais importantes são preparadas com peixes, mariscos e polbo  com azeite e pimentão.
Outros pratos representativos são o caldo galego e as empanadas (quer de carnes, peixe, marisco, etc). Entre os queijos, o queixo de tetilla, o queixo de San Simóm, com fumagem, o de Arzúa. Para acompanhar, um D.O. Ribeiro, branco ou tinto, ou um D.O. Rias Baixas (de uva Albariño) branco, um D.O.Ribeira Sacra, etc. Entre os doces destacam-se a torta de santiago e as filloas (crepes, quer doces ou salgadas,.

Astúrias e Cantábria


Fabada asturiana

Pote asturiano
Nas Astúrias consome-se grande quantidade de peixe e mariscos, mas o seu prato mais característico é a "fababa asturiana", uma feijoada à base de fabe-alubias grandes, carne de porco, morcela, cebola e chorizo, muito apropriado para os dias de inverno.  A sidra é a bebida regional. No que diz respeito ao pão, podem ser destacados o bolluprñáu, recheado com chouriço, e a coroña. 
Como em todo o norte de Espanha, o peixe é uma característica da culinária da Cantábria:a sardinha, a anchova, as lulas, ali chamadas rabas, se preparam de distintas maneiras. 
Na sua doçaria têm que mencionar-se os sobaos (bolos com grande quantidade de ovos e manteiga, além de licores e outros aromatizantes), la leche frita (fritos de farinha com leite e açúcar). Entre as bebidas, destaca-se o orujo (aguardente) e a sidra. Entre os queijos, podem mencionar-se os quesucos de Liébana, Nata de Cantabria e o picón Bejes-Tresviso.

País Basco

A cozinha Basca  está baseada nos molho e nos assados na brasa. Os pratos mais característicos são os guisos de pescado, sobretudo de bacalhau e merluza preparados em salsa verde, al pil-pil 3 ou à vizcaina. O marmitako é o prato típico dos pescadores e é preparado com atum, bonito, batatas e pimento, acompanha por um bom txacoli, vinho branco de sabor ácido. 

Andaluzia


Rabo de touro
Na Andaluzia destaca-se o pescaíto frito (peixes pequenos ou cortados em pequenos pedaços, envoltos em farinha dechícharo e fritos), o jamóm, o gazpacho, o salmorejo (uma sopa fria de vegetais, como o gaspacho, mas na forma de creme) e o flamenquín (filetes de lombo de porco enrolados sobre um recheio e empanadosr) cordobeses, a pringá(uma pasta de carnes diversas cozinhadas a fogo lento, para comer como acepipe), orabo de touro (típico da cidade deCórdoba), o jamón de Jabugo, os gurumelo (o cogumelo Amanita ponderosa e a poleá (papas de farinha). Entre as bebidas, há a destacar os anises de Ojén, de Rute e de Cazalla, e os vinhos generosos (de Málaga, de Jerez, fino e oloroso, Pedro Ximénez,manzanilla, Montilla e outros),  os de maior projeção internacional e dos mais exportados entre os vinhos espanhóis.

Canárias

Algumas preparações típicas das ilhas Canárias são as papas arrugadas (batats cozidas com a casca e com muito sal), los mojos, como o mojo picón e oalmogrote (feito com queijo ralado, pimenta, vermelha e azeite, provavelmente derivado do almodrote, considerado uma herança safardita  e o gofio, uma farinha feita com diversos cereais e outros produtos vegetais (como os rizomas de samanbaia), que pode ser preparada de várias maneiras; esta iguaria é herança dos guanches, o povo indígena das ilhas. Entre as sobremesas, é típico o frangollo, feito com farinha de milho e entre os vinhos, o malvasía, também produzido na vizinha Madeira

Catalunha

Na culinária da Catalunha destacam-se o suquet (um molho de peixe), os platos de mar i muntanya, a escudella, os calçots, o pão com tomate (pa amb tomàquet), oalioli, o fuet de Vic, os azeites deArbequina, e os vinhos do Priorato, o Penedés, o Costers del Segre, o Alella e outros.

Madrid


Cozido madrileno
Na comunidade de Mdrid, destacam-se o cozido madrileno e os callos a la madrileña (tripas), o asado de cordero, a ternera del Guadarrama, as judías a lo Tío Lucas, a leche merengada, o requesón de Miraflores de la Sierra, os fresas de Aranjuez , os melones de Villaconejos, os vinhos de Navalcarnero e o anis de Chindrón.

Nenhum comentário: