quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

TAPAS



“Ir de tapas”

Essa famosa expressão traduz perfeitamente o modo de vida dos espanhóis. No fim do dia, após o trabalho, adoram jogar conversa fora com os amigos ao redor da mesa sempre repleta de pequenos bocados (tapas) e ainda bebidas geladas servidas em copas (taças).

As tapas têm o mesmo conceito dos petiscos nos botequim. Nada mais são do que tira-gostos frios ou quentes servidos antes das refeições. Podem até substituir o almoço completo devido a sua praticidade. Geralmente são degustados em pratinhos ou tigelas individuais com o auxílio de garfos. Nestas mini-porções estão embutidos diversos, entre eles, chouriço, morcela, jamón (presunto crú), queijos, fuet, salchichón (salame espanhol) e azeitonas.“Também são consumidos no meio da manhã ou nas noites de sábado. Por isso, existem diversos bares de tapas em toda a Espanha”, ressalta Ana Maria Cerioni, professora de língua espanhola que morou em Madrid durante sete anos.
No cardápio há também peixes em conserva e frutos do mar, principalmente lulas e camarões frios, esses mais característicos da região norte. “Já a carne de porco (embutidos) está nas porções de Andaluzia, no sul da Espanha. 
Há dois anos, o restauranteur Rodrigo Carnavalle inaugurou em São Paulo um misto de bar e restaurante especializado em tapas e ainda pinchos, onde os alimentos são servidos em cima de uma fatia de pão italiano.
Entre os prediletos da casa está o de jámon (presunto serrano) com tomate, azeite e alho, a porção feita com camarões, alho, azeite e salsinha, ou ainda com manjubinhas.. “Em alguns lugares da Espanha, como na Catalunha (norte) existem os chamados tapas de deseño (desenho), que mistura os mesmos ingredientes das receitas originais só que com apresentações mais caprichadas”, acrescenta Rodrigo.
Receita para uma entrada:
INGREDIENTES:
Baguete ou pão italiano (dormido)
Alho
Ervas picadas
Manteiga temperada
Sugestões de coberturas:
Frios: presunto, copa, salame, embutidos em geral
Queijos: mussarela, provolone, emmenthal, cheddar
Outros: bacalhau, salmão, CAMARÃO
Pastas: azeitonas, mostardas, rúcula, tomate seco ou monte de acordo com suas preferências


Sugestão de tapas tradicional:
Numa torrada, esfregue alho, tomate e azeite.
Molho alioli:

  • 10 dentes de alho batidos no liquidificador com um pouco de azeite
  • 100 g de batatas amassadas e temperadas com sal, pimenta e azeite
  • 40 ml de azeite
  • 1 colher (sopa) de maionese
MODO DE FAZER:
Corte em fatias de 1,5 cm a 2 cm da baguete ou do pão italiano dormido (guardado na geladeira dentro de um saco plástico). 
Pincele cada fatia com manteiga em temperatura ambiente, temperada com alho amassado, ervas picadas e queijo parmesão 
ralado. 
Faça um molho com cream cheese, mel, sal e pimenta e passe nas fatias ou utilize a cobertura a gosto. 

Molho alioli: 
Misturar todos os ingredientes. 


Variações:
- Em fatias pequenas de pão passar tomate ralado, regar com um pouco de azeite e uma pequena fatia de presunto. 
- Em fatias pequenas de pão passar um pouco de maionese e fatias pequenas de salmão defumado, decorar com azeitona. 
- Em fatias pequenas de pão colocar fatias finas de chouriço. 
- Em pequenas fatias de pão colocar fatias de catalana, espetar com palito e decorar a gosto. 
- Em uma panela aquecida com azeite acrescentar pedaços de cebola e morcilla preta e branca cortada em fatias finas, grelhar levemente. Colocar em fatias pequenas de pão, junto com os pedaços de cebola, espetados com palito. 
- Aquecer uma panela com azeite e acrescentar cogumelos frescos, adicionar sal. Colocar dentro de cada cogumelo uma mistura de alho, salsa pícada e azeite. Colocar cada cogumelo em fatias pequenas de pão. 
- Em uma panela aquecida colocar chouriço fresco e vinho de maçã, deixar cozinhar. Colocar em fatias pequenas de pão. 
- Aquecer uma panela com azeite, acrescentar alho e camarões.Adicionar pimenta e salsa picada. Colocar em pequenas fatias de pão espetadas com palito.

FONTE: VEJA SÃO PAULO

Nenhum comentário: