quinta-feira, 5 de junho de 2014

Croácia a primeira equipe a enfrentar o Brasil nesta Copa.
Culinária Croata
Na Croácia, como em tantos outros países, a diversidade culinária acompanha as diferenças geográficas do país. Num país com um percurso histórico tão cheio de vicissitudes, é muito natural que, em determinadas zonas do país a cozinha se assemelhe extraordinariamente à de outros países da Europa Central, ou mesmo do Sul.
Assim, na zona costeira adriática, a comida é muito semelhante à italiana. Já na zona Nordeste de Zagreb, a culinária é muito semelhante à Austro-Húngara. Como pratos e ingredientes típicos usados nas entradas, que podemos encontrar um pouco por toda a Croácia, temos o Salame Gavrilovic, o fiambre fumado da Dalmácia, salgadinhos de sardinha, queijo de cabra, enchidos de pimenta da Slavónia, salame de paprika, bem como uma imensa variedade de bivalves, como ostras, mexilhões e amêijoas, que são grelhados e "na buzaru" (cozinhados com muitas ervas e especiarias).
Os pratos cozidos e fritos de peixe fresco são igualmente apreciados. Entre as especialidades de carne, salientamos a Pasticada da Dalmácia (lombo de vaca lardeado e assado em vinho e especiarias), o Bife à la Zagreb (bife de vitela recheado com fiambre e queijo, panado), as costeletas Zagorie (com enchidos, couve fermentada e batatas cozidas), a vitela Ovo da Páscoa (vitela com molho picante de tomate e cogumelos) e o perú com Mlinci (peru com massa finamente enrolada).

Região por região
"A Croácia faz parte de um entroncamento de civilizações. Lá, há influência dos mundos ortodoxo, católico e islâmico", explica Miroslav Deur, 36, integrante da Associação Sacra Croácia Paulistana.
E a passagem de várias civilizações pelo país vai bem além da esfera política e religiosa. Manifesta-se sobretudo na gastronomia croata, bastante segmentada e particular de acordo com cada região, como indica o mapa ao lado.
No norte, sobressai-se a influência austro-húngara, perceptível principalmente pelo uso do repolho. O sarma - prato que lembra um charuto e é recheado com uma mistura de arroz, carnes bovina e suína - é cozido com chucrute e com linguiça, costela e toucinho - todos defumados.
Na região que faz fronteira com a Bósnia, predomina a influência turca. Entre os pratos mais tradicionais, está o bosanski lonac, ensopado no qual são sobrepostas camadas de legumes e carnes, e o burek, uma torta de semolina com mel.
Cheia de ilhas e com boa parte de seu território banhado pelo mar Adriático, muitos pratos levam peixes como base. "Na costa da Dalmácia, os peixes são algo fundamental", diz o historiador e professor de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi Ricardo Maranhão, 60.
Assim, um dos pratos típicos da Dalmácia, região que compreende quase todo o trecho banhado pelo Adriático, é o brudet, um cozido feito com peixes e batata. Aqui, na região litorânea, há influência romana em pratos como o dalmatinska strudla, uma espécie de strudel (prato de origem austríaca muito consumido na Alemanha), mas feito com a massa do crostoli, um doce italiano.
Outras iguarias que fazem os croatas encherem a boca d'água são o prsut, um presunto semelhante ao parma, e o krvavice, um chouriço feito de sangue de porco e arroz. "Eu sinto saudade da minha terra. Tem coisas de lá que não encontro aqui, como o krvavice", lembra Stefica Carrieri, 74, do Sacra Croácia Paulistana.
 
AS REGIÕES DA CROÁCIA E SUAS IGUARIAS
Região Continental
O goulash, ensopado de carne bovina, é um dos resquícios da influência húngara na região. O prato é consumido principalmente na Eslavônia. Na região, usa-se também raiz-forte.
                                                                                               Goulash                                                                                             
Região Norte
Há um predomínio da incluência austro-húngara. Consome-se muita batata e repolho, além de doces e salgados feitos com massa folhada. Um dos pratos típicosde Zagreb é o strulda, massa folhada recheada com queijo ou com carne. No norte da capital, há ainda o krempita, mil-folhas recheada com um creme doce. No norte do páis conseme-se o sama, espécie de charuto feito com repolho azedo e carne defumada.

Região Litorânea
Há influência de pratos e alimentos deixados pela passagem do Império Romano. O dalmantinska strudia, por exemplo, é uma espécie de strudel, mas feito com a massa do crostoli, doce típico italiano. Outro indício da passagem romana pela região é o prsut (lê-se perchut), um presunto cru semelhante ao de parma. Na Dalmácia, costuma-se comer o brudet (cozido de peixes com batata) e o zelje (ensopado com verdura e costelinha salgada).                                                   Strudel

Região fronteiriça com a Bósnia

Sob influência turca, um dos pratos mais tradicionais é o bosanski lonac (lê-se bossanski lonats), uma espécie de cozido feito com camadas sobrepostas de legumes (cenoura, batata, repolho, vagem, tomate, cebola) e variados tipos de carne. Outro preparo típico é o burek, uma torta de semolina com mel.

Nenhum comentário: